Decoração

Biorrealismo: design e bem-estar

Inspirada em eventos semelhantes em Milão e Londres, era criada em 2012 a Design Weekend, ou apenas DW! E, em 2020, seu nono ano, o festival foi realizado em modo híbrido (digital e físico) em função da pandemia. Os temas centrais “design pela vida” e “despertar da cidade” refletem sobre o papel do design para o bem-estar, remetendo ao biorrealismo de Richard Neura.

Nascido em 1892, Neura foi um arquiteto austro-americano que viveu e trabalhou a maior parte da sua vida no Sul da Califórnia, onde se tornou um dos mais importantes arquitetos da terceira geração do movimento moderno. O tema mais recorrente de suas obras e escritas era o impacto benéfico de um ambiente bem projetado sobre a saúde geral do sistema nervoso humano, o chamado biorrealismo. A Organização Mundial da Saúde define saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença e, a proposta da DW! foi reafirmar e transportar para o momento da pandemia o conceito de Richard.

E o resultado não podia ser menos impressionante. Na flagship Artefacto Haddock Lobo, por exemplo, a arquiteta Patricia Anastassiadis colocou sua criação, o balanço Seed, acima de um labirinto de algodões e o móvel parece flutuar sobre a instalação de atmosfera onírica.

Esse movimento, apesar de antigo, está muito atual e  nós bem sabemos como uma boa decoração pode ajudar a manter o alto astral!

Publicado em 19/11/2020